Translate

agosto 04, 2017

O Mundo de Beakman


Olá perambulantes!

Faz muuuuuuuuuuito tempo que não desço às catacumbas desta caverna, então hoje vou dar uma espiadinha no mofo desse aposento.
Convido vocês a aparatarem comigo!




Por estes dias, estava me lembrando do programa O Mundo de Beakman.
Como eu gostava de assistir aquilo!!!
Era um programa "nerd", que ensinava conceitos de física e biologia; e sempre que eu tinha a oportunidade, batia cartão em frente à telinha.


Este programa era estrelado pelo ator Paul Zaloon, o professor que lia cartas de tele-espectadores reais, dos EUA. Porém, com a exibição no Brasil, foram utilizados nomes fictícios.
Beakman aproveitava as dúvidas das cartas para realizar experiências - ensinando como reproduzi-las em casa - e abordar, de forma divertida, conceitos científicos.


Ele sempre começava o programa falando uma curiosidade científica.
Às vezes, Beakman aparecia caracterizado de cientistas famosos: Albert Einstein, Isaac Newton, Bernoulli, Alexander Grahan Bell, Charles Darwin e Benjamin Franklin.

Infelizmente (digo isso por ser defensora dos animais), ele também tinha um "rato de laboratório" - Lester -, que embora não gostasse de ajudá-lo, era convencido com a promessa de ganhar comida. Assim como Beakman, Lester, algumas vezes, sofria com os resultados dos experimentos.


Ao longo da série, Beakman teve três assistentes: Rosie (Alana Ubach), Liza (Eliza Schneider) e Phoebe (Senta Moses) e, também, alguns apresentadores interpretados por ele próprio: Art Burns, Meekman (o irmão de Beakman), O Homem Equilíbrio, Vlavaav e o Professor Chatoff.


Um dos grandes trunfos deste programa era responder "perguntas idiotas", tipo: Como se forma mofo no pão?; Como os humanos crescem?; Para que serve o ranho?; Por que não podemos ver através dos espelhos se eles são vidro?; questionamentos sobre flatulência e afins.

Esta série foi transmitida no Brasil pela TV Cultura entre 1994 e 2002.
Lembro que era a época que eu estava na faculdade e por isso não conseguia assistir a todos os programas.

Não esqueço da musiquinha de abertura e dos Pinguins Dan e Leo, que sempre apareciam conversando no início. Eles ligavam e desligavam a TV no controle remoto.


Uma das explicações de Beakman, que também não esqueço é:
POR QUE O PÃO SEMPRE CAI COM A GELEIA PARA BAIXO?
😁 Ele jogou muuuuuitas fatias de pão no chão para provar sua teoria. 😁
Aposto que você ficou curioso para saber a resposta né?
Bom... pela net você encontra a mesma explicação que ele deu no programa. Inclusive, acho que esse assunto deixaria até os nerds do seriado desta era - The Big Bang Theory - sem sono.
A resposta está aqui.


Atualmente, Beakman viaja o mundo dando palestras sobre ciência e esteve no Brasil várias vezes nos últimos anos.
Veja aqui por onde anda o elenco.



Obrigada pela companhia e por todo o carinho que deixaram na Casinha de Bonecas do post anterior.



Lojinha Poções de Arte
Ajuda a aquecer seu inverno.
Clique na imagem para aparatar.





31 comentários:

✿ chica disse...

Puxa, não lembro dessa série...Deve ter sido legal! E adorei essa geladeira linda, porta- chás...Valeu! bjs, lindo fds! chica

emanuel moura disse...

Boa tarde querida amiga ,recordando outros tempos que certamente a animavam ,pois nunca assisti ,mas deveria ser engraçado certamente ,querida amiga desejo-lhe toda a felicidade do mundo ,muitos beijinhos no seu lindo coração.

Os olhares da Gracinha! disse...

A caixa de chá é espetacular!
Não conheço a série!!!
Bj e obrigada pela visita

piteis da dinha disse...

Oi Márcia, bt!
Eu também não lembro dessa série, mas se vc gostava eu já gostei kk
Recordar é viver!
Bjss amiga e um belo FDS p/vcs

Prata da casa disse...

Oh amiga: nunca vi esta série, mas pelo que descreves devia ser bem interessante.
Bjn
Márcia

Denise disse...

Nossa, eu assistia com meus filhos! Minha filha gostava muito e falava "O mundo de Bipa". Era muito legal mesmo! Você tem ótima memória, hein?! Lembra de detalhes!
Parabéns pela arte, em cores bem vivas. Ficou super bonita!
Bjs e ótimo final de semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Alessandra Santos disse...

Olá!
Não lembro dessa série...mas me chamou muito atenção...adoro esses tipos de programas que mostram experiências e tal...super interessante e divertido...
pois aprendemos e nunca mais esquecemos...vou pesquisar sobre ela...
Lindo FDS!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Simone pinturas e crochês disse...

Bom dia Márcia!
Acredita que a cada passo lembro-me desse programa rsrsss? Assistia de vez em quando, não era bem uma fã, assistia por causa do meu irmão, que não perdia um programa sequer. Meu sobrinho de 14 anos, gosta de assistir, na verdade ele gosta das experiências e sempre que ele assiste algo que lhe interessa, ele vem e mostra o vídeo ou comenta algo sobre "O mundo de Beakman" então, ele continua fazendo parte da minha vida rsrss...
Beijos e um ótimo final de semana!

Sissym Mascarenhas disse...

Eu assisti algumas vezes com minha filha, achava muito interessante.
Gostei de ler as curiosidades, realmente nunca havia lido nada sntes.
Bj

Giga disse...

Acho que foi um bom programa, e até divertido. Certamente ele tinha muitos espectadores. "Frigorífico" é grande. Saudações.

Christiane Garcia disse...

Eu lembro dessa série, era muito interessante.
Outro dia uma professora de Ciências passou um vídeo da série em uma aula. Achei muito bacana, porque essa série era muito rica em conteúdo.
Realmente a questão do ratinho é de mal gosto, mas nada é perfeito.
Vim desejar uma ótima semana! Bjs

Juni disse...

Oi Bruxa, eu também adorava esse programa!!! Lembro da música de abertura até hoje, rsrsrrs...
Beijinhos, excelente semana.

Gracita disse...

Oi Márcia
Não me lembro de ter assistido apesar de que o nome me veio logo à mente. Mas fiquei a procurar nas gavetinhas da memória e nada de encontrar. Devia ser bem hilária essa série. Legal conhecer através do seu relato
Beijos e uma semana abençoada

Look Day disse...

Eu assistia essa série, muito legal.

Beijos.

Adriana Helena disse...

Oi Márcia, que espetáculo de artigo querida!
Fazia um tempinho que nua vinha aparatar aqui e ler suas preciosidades...
Inclusive preciso ir conhecer a casinha de bonecas... Me aguarde lá também tá? rsrs

Ah como adoro assistir programas de ciência e tecnologia...
Pena que este não cheguei a acompanhar na Tv Cultura não é?
São os programas perfeitos para explicar coisas do cotidiano de uma forma agradável e salutar!
Ah, eu sempre quiz saber o porquê de o pão com geléia cair sempre no chão...kkkkk
Agora aprendi!! Hahahahahah que coisa menina!!!
E olha que deixou muito cientistas de cabelo em pé para descobrir a razão!
Não falarei aqui para as sus demais leitoras se sentirem curiosas o suficientes para procurar a resposta como eu...rsrs

Ah, e que geladeirinha amarelinha mais fofíssima!
Tudo o que você faz é tão lindo querida, parabéns!!!
Beijinhos e uma semana maravilhosa! :)))

Um beijo querida Bruxinha!!

Luma Rosa disse...

Oi, Márcia!
Passou um filme em minha mente! Como eu gostava desse seriado! Aliava o lúdico ao conhecimento com muito bom humor!
Vou dar uma olhada na lojinha!
Boa semana!
Beijus,

Lucimar da Silva Moreira disse...

Márcia não conheço mas achei ela bastante interessante ela, Márcia passando pra desejar uma ótima semana bjs
http://www.lucimarmoreira.com/

Graça Pires disse...

Não conheço a série. Acho interessante você gostar destes programas...
Uma boa semana.
Um beijo.

Maria Rodrigues disse...

Não me lembro de ter ouvido falar desse programa em Portugal.
Boa semana.
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Fátima Oliveira disse...

Oi querida Bruxinha, não lembro de ter assistido essa série, me pareceu bem divertida.
Adorei a caixa de chá, a cor também é linda e sem falar no capricho de sempre nos seus trabalhos, parabéns!
Beijos.

Cristina Barbas disse...

Não conhecia este programa, mais achei super interessante!!
Bela recordação...

Abraços, Cris

Pathy Guarnieri disse...

Eu amaaaava! Não perdia um episódio! Deu saudade! ^^

Beijo!
Cores do Vício

Ana Freire disse...

Não me lembro de ver esse programa... mas pelo que deu para perceber... ensinava de uma forma super divertida, muitas situações, que a ciência arranjava forma de explicar...
Beijinhos! E agora, vou espreitar as últimas novidades por aqui, que me escaparam, nas últimas semanas...
Ana

CÉU disse...

Olá, Marcinha!

Grata pelo seu voo por lá.

Nunca ouvi falar desse série, desse programa e nem sei se alguma vez ele passou na TV portuguesa.
Pobre do cientista k morreu com câncer aos 63 anos e do rato, tb. As assistentes, estive lendo, vão tendo seus trabalhinhos no mundo televisivo e não só.

Me interesso pouco por assuntos científicos, como esse do pão com manteiga ou geleia cair sempre com a face barrada para baixo, mas já entendi: é uma questão de textura e de atrito. Pensei que tivesse a ver com a força que puxa sempre os corpos pra baixo (ai, como é k se chama?) e os mais pesados, maís rapidamente ainda, mas entendo, perfeitamente, a sua curiosidade qdo tinha 20 anos e atualmente.

Esse seu post está carregado de entusiasmo e de recordações do passado. É natural e bom!

Beijinhos e boas pesquisas.

Kr. Eliane disse...

nossa, eu adorava assistir Beakman, que passava por aqui na tv cultura. na época, tinha o mundo da lua e outros programas muito legais que só quem curtiu a tv cultura sabe.
agora mesmo estava vendo um programa bem legal na cultura.
pena que a audiência da poderosa sempre ganha e com programas que fazem um desserviço à sociedade brasileira.
vim agradecer a sua visita , com palavras muito carinhosas e que me deixaram muito, mas muito feliz mesmo.
grande abraço e uma noite feliz e abençoada para você.
:o)

lenalima disse...

Não vi nem assisti mas deveria ser boa e divertida!
Amei a geladeira com o pinguim.

beijão.

Luli Ap disse...

Olá bruxinha Márcia, sua linda!
Eu assisti muitoooooo o programa, sou fã de tudo o que é relacionado com ciências, experiências e curiosidades.
Direcionado para todas as idades, que seja criativo, instrutivo e lúdico.
Lembro muitoooooo dos pinguins fofis Léo e Dan, e por falar em pinguins, essa geladeira caixa de chá é muito amorzinho!
Cute, estilosa, fofiiiiiinha demais, "garrei" de amor nela 😍😍
Excelente fds pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Catarina H. disse...

Não conhecia essa série, não deve ter passado em Portugal, mas parece ser daquelas coisas que eu veria, com toda a certeza.
Já a The Big Bang Theory é uma das minhas preferidas e vejo sempre que possivel. Divirto-me sempre muito.
Parabéns pela caixinha de chá geladeira amarela, está fofa demais.
Beijinhos

Rita Sperchi disse...

Passando para deixar um abraço de
bom domingo e tudo de bom aos pais
agradecer pelo belo post,espero sua visita
porque as boas amizades a gente conserva sempre
Obrigado por fazer parte nesse mundo virtual
Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

Amiga Delicada disse...

Eu amava assistir isso, melhor programa da época!

Bjinhos,
❥ AmigaDelicada.com

Sandra Oliveira disse...

Devia ser gira essa séria :)
Essa caixinha está linda :D :D :D